Esteriótipo, forma, preconceito

Cada dia que passa fico mais convicto de que a ignorância é o motivo principal dos problemas da humanidade, a se saber que, neste contexto, ignorância significa a droga da mente fechada das pessoas pra quebrar seus paradigmas e se expor ao pensamento crítico sobre conceitos incutidos na cultura e aceitos de forma passiva por seus integrantes!!!

Pessoas, permitam-se refletir sobre seus conceitos. O problema do ser humano é que ele é tão influenciável (não que isso seja ruim, a influência é uma essência da vida sadia em uma sociedade, quando exercida fundamentada em uma racionalidade) e uma influência tão simplória que as teorias de conspiração quanto a manipulação das massas por mensagens subliminares e imposição de valores morais cria uma consistência aceitável!!! Sim, pra eu estar escrevendo isso a parada tá séria!!!

Indo bem direto ao ponto vou usar como exemplo o que tem acontecido comigo…
Este ano pude ter um contato mais próximo à Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) cuja doutrina peculiar e esteriótipo caracteristicamente únicos fizeram-na ser classificada historiografica e sociologicamente como “Seita Pseudo-Cristã”.

De fato, é notória a diferença dos pressupostos pelos quais eles partem para a criação do corpo doutrinário. Como bom leigo cegado pela influência e “orientação” de pessoas “sábias no assunto” meu contato inicial se deu muito superficial e defensivamente. Sempre preparado para defender a minha “DOUTRINA BÍBLICA” e atacar as “HERESIAS”.

Muito sabiamente, diria eu que até descomprometidamente, meu queridíssimo e mui estimado professor de Arte, Tenente João Pedro, com a “guarda abaixada”, empatia, boa vontade, pureza e educação, foi me mostrando que talvez eu também pudese sair um pouco da defensiva e confiar que não se tratava de uma batalha de opostos, mas de um conflito de esteriopitos diferentes de uma mesma essência!!! (que foi? Falar que temos a mesma essência te deixou bravinho?)

Você sabia que as doutrinas advenstistas estão TOTAL e UNICAMENTE pautadas na bíblia??? Você sabia que a bíblia é considera ÚNICA regra de fé e prática da IASD??? Você sabia que, como boa igreja originada da reforma, os adventistas aceitam e concordam com as “5 Solas” da reforma?? A propósito, você sabe o que são as “5 solas da reforma” ?? Você sabia que se um adventista desconsiderar hoje todos os escritos de Ellen G. White, eles continuariam com seu corpo doutrinário??

5solastype_gb250

Não, você não sabia, sabe por que??? Porque você estava tão preso na sua visão de que “Eles idolatram Ellen White”, de que “Eles não seguem só a bíblia como escritura”, de que “Eles vivem no antigo testamento”; que você nem se preocupou em ouvir se isso que falam é verdade, se, CASO SEJA VERDADE, até que ponto isso interfere na vida cristã autêntica e na convicção de salvação. Enfim, você estava tão cego e tão FECHADO pra contestar se “Eles realmente são seita” e “se são, POR QUE são? É assim mesmo?”

Algo que me impressionou em tudo isso, é que as pessoas que, falando de esteriótipos, mais poderiam contestar e criticar todo esse “relacionamento perigoso” (meus pastores, meu mentor e meus líderes ministeriais) foram as pessoas mais abertas a conversar sobre isso. Pude me reunir com eles, falar abertamente, escrever pra eles, perguntar a eles; sim, eles que estudaram mais aprofundadamente o assunto e tem base teórica pra contestar e “autoridade” (influência) para possivelmente reprimir, foram os que eu mais conversei e desenvolvi diálogo sobre – percebam mais uma QUEBRA DE PARADIGMAS aqui!! Deus é bom!!!!

Hoje eu posso proclamar com convicção GLÓRIA A DEUS pela vida da Igreja Adventista, e glória a Deus pelos ADVENTISTAS… Poxa, você ficou chateado por isso e agora eu vou cair no seu conceito é isso mesmo?! Glória a Deus pela vida do professor João Pedro que, por vezes foi meu referencial de amor cristão e de IGREJA dentro daquele colégio!!! Não tenho medo de falar, que (assim como Ele e seu irmão, Ten Gabriel, oraram) DEUS OS ENVIOU PARA LÁ COM UM PROPÓSITO!!!! Sem dúvida resposta da minha oração que estou saindo do CMC e deixando um grupo de alunos, discípulos e líderes para que o movimento cristão continue lá!!! Apoiadores, amigos, parceiros…

Poderia escrever muito mais sobre isso. Confesso que minha vontade é essa, mas acho que a essência do que eu quero falar está aqui então não tem motivos pra que eu seja prolixo. Quanto ao mais, Deus sabe, eu sei, o professor sabe, então acho que isso basta!!!

Bom feriado a todos e Shabat Shalon!!

Soli Deo Glória

Bob – Porque a essência da revolução é a atitude!

Comentários

Postagens mais visitadas