Desafio “pregue a palavra”… Será mesmo?

Ok, a moda do momento é sair desafiando os outros no Facebook… Tudo começou com o Jogo Bávaro, um jogo alemão no qual vc tem 24hrs para se filmar bebendo 500ml de Cerveja e você desafia outros amigos a fazerem o mesmo. Se o vídeo do desafiado não aparecer em 24h ele, como penalidade, paga uma cerveja para quem o desafiou.
Seguindo a onda de “desafios” o mundo gospel começou a criar seus desafios. Agora a moda é “pregar o evangelho”… Eu desafio o meu coleguinha a gravar o versículo bíblico que mais toca o coração e ele tem 24hrs pra fazer o mesmo. Do contrário ele me paga uma bíblia.

Fui desafiado, e agora qual o versículo que mais toca o meu coração? 24horas se passaram e o vídeo não chegou. Mas por que? O que aconteceu?

Convido você a uma análise dos fatos!

Começa com o fato de que “O Versículo que mais toca o meu coração” não existe ou talvez seja o de Timóteo que diz que “TODA ECRITURA É INSPIRADA POR DEUS” e daí nós entendemos que a Bíblia toda é viva e tem que ser entendida de maneira TODA e não isolada e que meoooo, o versículo que fala ao meu coração depende do momento de vida que eu estou passando. Bom, sobre o versículo ok, mas quero pensar sobre o discurso que existe sobre essa lógica…

O discurso por de trás do pregue a palvra é “mostrar ao mundo que também somos descolados, temos capacidade de fazer joguinhos online e não precisamos de álcool para isso. Quem sabe, ao ver o vídeo, meu coleguinha não se sinta tocado e mude de vida”. Bob, você tá duvidando da atuação do Espírito Santo? DE MANEIRA ALGUMA, Ele é Deus, Ele faz o que Ele quiser!

O problema que eu vejo aqui é no sentido de AUTOAFIRMAÇÃO… Igreja Brasileira, por que? Por que é necessário criar seu próprio jogo? Por que é necessário fazer a brincadeira para o seu próprio gueto? Vocês querem mostrar o que com isso? A ideia é segregar e mostrar como somos “exclusivos”?

QUERO ESCLARECER: Eu não to falando que as pessoas fizeram isso com intenção ruim, nem com o coração de competição, mas quero convidar-lhe a analisar a CULTURA GOSPEL BRASILEIRA e a quem sabe refletir melhor sobre essa lógica mercadológica vigente no cristianismo atual em nossa nação!!! Ui que nojo, ele tá fazendo discurso marxista queima ele Jesus.

Deixando o marxismo de lado (até pq não acho que sou marxista) o que eu quero te propor a refletir é sobre essa LÓGICA DE COMPETIÇÃO COM O MUNDO!!! Queridos, Cristo nos enviou ao mundo para estarmos no mundo com pessoas “do mundo” (que são pessoas, fim)!! Quero convidar você a ler o post sobre IDE FAZEI AMIGOS e perceber como nós temos duas lógicas distintas (talvez até opostas) atuando. Vou apresentar a diferença entre elas…

Na lógica de Cristo nós temos um homem que olhava para as atitudes dos gentios, que olhava para as práticas dos ímpios e falava “é isso aí, é com você que eu vou jantar hoje”. Nós temos um Cristo que precisou receber um beijo para ser reconhecido porque ele era tido como um homem comum! Nosso chamado como Igreja hoje é entender que o IDE significa na verdade INDO (vai lá ler o original) e que isso aponta para o fato de que você tem que estar no mundo, inserido no seu contexto!!! Temos um Cristo que ora ao Pai e diz “não peço que os tires do mundo, mas que os livre do mal” (Jo 17:15). Nessa perspectiva, é possível entender que não estamos falando de um discurso de BATALHA, mas de um discurso de CONVIVÊNCIA. Aqui, nós temos pessoas cristãs inseridas no mundo, não para brigar com ele mas para viver nele e que, ao receberem um desafio que propõe uma lógica de autoafirmação, ao invés de “responder com a palavra” (e criar o clima de batalha), apenas dizem: “Não, não sigo essa lógica, não preciso me autoafirmar”. Nesse sentido eu não preciso me autoafirmar como “descolado” mas TAMBÉM, não preciso me autoafirmar LOUCO POR JESUS! Eu apenas manifesto Cristo com a minha vida e com a minha identidade FIRMADA n’Ele. Isso basta!!!

Do outro lado, encontramos uma igreja “puritana demais” e separada demais do mundo que faz questão de se autoafirmar como “imaculada e pura” e fica gritando ao mundo: NÓS SOMOS DIFERENTES!!! Essa lógica “LOUCOS POR JESUS” que tem por objetivo “levantar uma geração e jovens dispostor a fazer a diferença e marcar a sua geração”, pressupõe que marcar significa BATER DE FRENTE. Heyy, fazer diferença não significa SE AUTOAFIRMAR DIFERENTE!!! Pelo contrário, Sal não aparece na comida lembra?? Sei que todo mundo faz tudo com a melhor das intenção e ouso dizer que o coração prostrado dos jovens de hoje faz com que essas coisas chegam a Deus como adoração, mas amados, VAMOS PENSAR A FÉ QUE CREMOS!!! Vamos orar, vamos ler, vamos refletir, vamos questionar… Será que realmente seus amigos precisam saber que você tem o seu próprio joguinho espiritual? Será que, lá no fundo, sob uma perspectiva mais CULTURAL, isso não reflete uma igreja querendo falar “somos tão bons quanto, talvez até melhor” com uma desculpa de que “o que nós fazemos, são coisas eternas” ?? Aqui encontramos uma lógica que para tudo o que o “mundo” faz, criamos uma resposta “de mesma força em sentido contrário” (é isso mesmo, colegas da física?).

Poderia comentar sobre a própria utilização da nomenclatura “DO MUNDO”, que pra mim também é discutível, mas não convém no momento…

Termino o post falando sobre: PAGAR UMA BÍBLIA??? Que tipo de cristianismo é esse crente??? Agora porque eu não compartilhei o video eu vou ter que te pagar uma bíblia?? “AHh Bob, mas é que no outro tinha que pagar uma cerveja, você quer que pague o que?”… UMA BÍBLÍA É CLARO!!! Vamos compctuar com essa lógica de mercado e explorar o pessoal!! Amigo, compara o preço de uma cerveja e de uma bíblia!!

Você, como cristão, tem todo o direito de ter o posicionamento que quiser com relação a cerveja e bebidas alcoolicas (sejam eles favoráveis ou contráros), só que, se for pra ter um posicionamento, que seja porque você não depende da lógica do mundo para ter a sua, como uma “resposta contrária”, mas que seja porque você, sua identidade, sua afirmação e seus princípios estão tão alicerçados em Cristo, que independem de outros parâmetros para se desenvolver! Se for pra brincar, brinca de desafiar o pessoal a ler mais, a postar poesia (aderi a esse por motivos de defesa da cultura brasileira hahaha), a tirar uma foto inusitada, sei lá… Se for pra ser radical, não aderi a nenhum desafio e simplesmente subverte o mundo, devendo tudo pra todo mundo e não pagando nada hahahahaha Fiquem na paz povo =D

PS: Como escrevi tudo MUITO RÁPIDO articulei mal as ideias. Espero que o texto seja minimamente inteligível e que você seja compreensível comigo hehehe Smiley piscando

Bob – Porque a essência da revolução é a atitude!

Comentários

  1. Amigo, curti seu texto!
    Ideias articulas com sucesso.... saudadeee!

    *passeando no seu blog :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHhh sua linda... Saduades monstruosas de vc!!! Poxa poxa, veio fazer uma vista no meu blog é?? Fiquei a vontade hasuhashuas

      Bjooo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas