ABUB na Marcha pra Jesus em Curitiba

Então, sobre a discussão no facebook da ABU estar ou não na Marcha pra Jesus… pediram meu posicionamento, segue abaixo minhas considerações pessoas Smiley piscando

Ao ler esse texto entenda: Eu estou calmo, falando de maneira branda expondo minha opinião. Não estou deixando NADA subentendido, não estou dando a entender NADA além do que eu disse! Sou homem pra falar o que penso e assumir com isso, não tenho motivos pra me deixar valer de interpretações subjetivas! Antes ainda de falar da marcha quero esclarecer que todo argumento feito na base da agressão ao outro e da falta de humildade e mansidão de coração eu nem me preocupo em responder porque está errado e não merece meu respeito então se você quiser estabelecer um diálogo sadio pondere com amor suas palavras [e não, eu não estou “de indiretinha” pra A ou B, nem falando isso com agressividade], acolham com amor e sabedoria!! Então gente, sobre a marcha pra Jesus: Sou crente de berço, passei por várias denominações, já fui Metodista Wesleyano, Presbiteriano Independente, Batista, até Adventista do Sétimo Dia eu já quase fui. Participei de várias Marchas pra Jesus, vi o evento crescer, se tornar parte do calendário oficial da cidade. Quero lançar um questionamento: Das outras marchas até aqui, o que já mudou? Oramos pra que Deus abra os céus de Curitiba, que Ele transforme, abençoamos políticos, pastores, líderes, igrejas. Bom, quero registrar algumas incoerências da marcha. Na Marcha pra Jesus existe uma comissão de limpeza que anda depois da marcha limpando toda a sujeira que os crentes deixam de folderes, adesivos da 'rádio x' e da 'rádio y', bandanas, garrafinhas d'água. Lembro também que essa comissão de limpeza foi uma solicitação da prefeitura à organização da marcha, tendo em vista preservar a higiene da cidade. Poxa cristãos, é essa a marca que a marcha deixa? Crentes que se reúnem e sujam a cidade. Lembro de uma vez, eu era adolescente e estava indo com meus amigos para a marcha, até que um deles falou “na última marcha peguei 3, vamos ver se consigo mais esse ano”, ao fim da marcha, ele falou “esse ano foi profético, foram 7” (trágico se não fosse cômico, eu sei). Sim, no meio dessas 300mil pessoas temos pessoas que vão lá pra “pegar meninas”. Uma experiência frequente na Marcha pra Jesus são as pessoas que declaradamente só se fazem presente na marcha pelo cantor X ou Y. Sim, nós falamos em público pra todos ouvirem que “não é o fulano X ou Y que faz marcha”, mas muitas vezes eu só me importo com a Marcha, divulgo e chamo todo mundo pra ir porque “O CANTOR ÍPSLON VAI ESTAR LÁ”. Tanto é que a tietagem existe, ou na marcha nunca temos seguranças fazendo roda de proteção porque o imaculado cantor Blablá está saindo do trio elétrico e todos querem tirar foto com ele?? Bom, sei lá, eu já fiz isso, já vi isso e hoje, particularmente, não concordo com isso. Numa perspectiva que, ao meu ver, é bíblia, aquele que quiser ser o primeiro deve servir a todos (Mc 10:44) e não estar sendo assediado porque todos querem 10 segundos para tirar uma foto. Outra consideração... Nossa, estamos reunidos como corpo de Cristo, declaração de unidade da igreja, então me diz, por que nós levamos a faixa da nossa denominação pra ficar tremulando durante a marcha?? “MINHA IGREJA APOIA A MARCHA”, hey que incoerência é essa??? Você não tá falando que agora não importa se você é da igreja A ou B, você é corpo?? Quando realmente não estamos lá para valorizar placas, simplesmente não as levamos, nem comentamos sobre isso. Já participei de vários eventos interdenominacionais onde não importa se sou presbiteriano, metodista, ou assembleiano, ninguém se preocupa em perguntar isso, ou em afirmar isso porque o que nos une é Cristo, entende?? Estamos aqui proclamando a unidade do corpo de Cristo, mas por favor, quando você tiver 5 minutinhos de oportunidade, registra aí, a IGREJA DENOMINAÇÃO CHIS apoia esse evento. No meu entendimento ABU não deve apoiar simplesmente por ser coerente no que se propõe a fazer. Se estamos lá como CORPO DE CRISTO pra ficar cantando “pra sempre seremos UM, um só povo de um único Deus”, então ABU entende que não é momento de levantar a bandeira “somos ABU”, entende?? Frequentei o Jesus na UFPR (quero muito voltar a frequentar), não é um grupo da ABU, nem por isso ficava lá falando “eu sou da ABU, eu sou da ABU, olha eu sou da ABU”... Tudo bem, ABU é meu trabalho então de forma natural acabei sendo reconhecido como tal, mas quero chegar no ponto da discussão em que, quando estou no Jesus eu não fico preocupado em discutir Jesus na UFPR ou ABU, quando estou no Jesus, me sinto parte do Jesus, sem a bandeira da ABU, somos um só!! Pra mim a Marcha pra Jesus é incoerente, não cumpre seu papel. Oramos de Joelhos em pleno o Sol, ok! Mas sujamos a cidade, continuamos corrompidos e levantamos a bandeira de nossas denominação! No meu ponto de vista: Hipocrisia... Por favor, pausa breve pra lembrá-lo de ler essas palavras com amor e tranquilidade, não quero agredir ninguém, estou apenas falando as minhas impressões sobre! Acredito que os frutos falem por si... Quando olho pra Jesus vejo um cara que precisou receber um beijo pra ser reconhecido, entende??? Jesus tinha pés sujos porque andava como todos os outros (aliás, você que vai ao CF pela primeira vez, fica a sugestão de leitura #MomentoMarketing #DiovanaPira). Esse rolê de que: para toda a ação “do mundo” existe uma reação contrária e oposta do “gospel” não cumpre o nosso papel de construirmos pontes com o mundo, isto é, mostrar ao mundo que não somos um gueto, mas estamos no meio deles pra servi-los em amor. A identidade evangélica precisa ser exatamente essa “eles são como nós somos, de pés sujos também”. Pra mim, como estudante, entendo que a marcha nos coloca no papel de publicanos dizendo “Óhh SENHOR, SOMOS TEU POVO, NÃO SOMOS COMO O MUNDO” (Lc 18:11) e de repente precisamos mudar um pouco isso entende?? É tempo de entendermos que nem a mão esquerda deve saber que a mão direita deu esmoa (Mt 6:3) que dirá sair bradando ao mundo “SOMOS O POVO A QUEM DEUS LIBERTOU, VERDADEIRAMENTE SOMOS LIVRES” (Só um adendo: gostooo MTOOOo dessa música, curto Asaph Borba eternamente, mas por favor entendam o contexto), tipo, nós somos melhores do que vocês, venham e vejam. No AT o poder do Reino era manifestado pelos povos que VIRÃO E VERÃO a Glória de Deus em Israel, mas quando Jesus vem ele subverte isso e diz que agora Judeus e Gentios são iguais (Ef 2 e 3) e que o rolê não é ajuntar Israel e dizer “venham vós outros e vejam” mas entender que agora o reino de Deus se manifesta em todo tempo e lugar. Sou contra também o movimento da CONTRA Marcha porque pra mim é pagar hipocrisia com hipocrisia, por isso, prefiro marchar pra dentro da minha universidade, pra conviver com meus amigos não cristãos (que pra mim são tão amigos quanto os cristãos) e dizer “calma calma, não preciso autoafirmar minha identidade evangélica, sou gente como vocês tbm”. Finalizo dizendo que não critico à organização do evento, não acho que ninguém faz por mal e lalalá, se você disser que eu falei isso você está equivocado. Minha observação vem para a atenção a uma cosmovisão cristã de combate, militância e luta por um gueto que, na minha opinião não deve se autoafirmar como gueto, mas deve exatamente estar com as pessoas a ponto de, se for pra ter que ser identificado, que alguém chegue e beije, porque nós, nós somos como quaisquer outros indivíduos de pés sujos... Se for pra usar hashtag, que ao invés de falar “somos todos cristãos”, nos preocupemos mais em dizer #SomosTodosHumanos! Na paz e no amor, Bob ;)

Comentários

Postagens mais visitadas